12 abril 2016

Resenha + Critica do Livro: Como eu era antes de você - Jojo Moyes



Olá meus amores, tudo bem?

Eu estive pensando ultimamente em começar a fazer resenha de livros que eu leio sempre, pois eu amo quando eu termino de ler  eu vou correndo procurar ver as criticas dos livros, se alguém teve o mesmo entendimento que o meu e principalmente debater sobre a história. Confesso que eu não tinha o hábito de ler muito e de uns 3 anos pra cá eu estou lendo muitos livros e ler para mim tem sido a melhor sensação viver a historia, refletir sobre a vida e as experiências que aprendemos, sentir o que os personagens sentem de um jeito incrível e imaginar as cenas como se estivesse explorando um mundo apenas lendo e gente eu gosto de todos os  gosto de todos os gêneros e o livro de hoje é o que eu li por esses dias então vamos lá!





Sinopse do livro: "Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Trabalha como garçonete num café, um emprego que não paga muito, mas ajuda nas despesas, e namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe.
Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Tudo parece pequeno e sem graça para ele, que sabe exatamente como dar um fim a esse sentimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro."



ATENÇÃO!! O CONTEUDO A PARTIR DE AGORA VAI CONTER SPOILIER ONDE VOU ABORDAR A HISTÓRIA E MINHA OPINÃO SOBRE O LIVRO. 


Primeiramente me coloquei no lugar da Louisa Clark e de Will Traynor e analisei cada processo e me fez pensar e refletir sobre a vida monótona que ela tinha. A vida que ela levava era ser garçonete em numa cafeteria e só seguiu em frente por que foi forçada a seguir, tinha um namorado divo com o corpo dos sonhos a já estavam em uma relação de quase 7 anos e era a única coisa que fazia da vida, e a família dela é bem realista aos problemas, as desavenças dela com a irmã a necessidade de ela ter que ajudar a família a autora deu vida a isso de uma forma incrível. As vezes temos medo de "seguir em frente", medo do "desconhecido" e medo de mudanças, mas como ela estava sem emprego teve que buscar qualquer um e teve umas experiências não muito boas e em uma dessas que mudou toda a vida dela, e analisando tudo ela tinha algo pelo o que lutar.
Quando ela chegou na casa da família Traynor onde ela tinha que cuidar do filho deles o Will,  ela não sabia fazer nada em ser cuidadora, mas com o passar do tempo ela o colocou com prioridade em sua vida do jeito dela  e os dois foram se gostando no decorrer mas tinha o fato que ele tinha apenas tinha 6 meses e isso a deixava aflita que ele queria ir para Dignitas (suicídio assistido que ocorre quando precisa de terceiros para completar o ato) e ela tinha que lutar contra o tempo e fazer com que ele mudasse de decisão e como ele sempre deixa bem claro que quando ficou em uma cadeira de rodas ele não tinha mas decisão por nada sempre faziam o que achavam que era melhor para ele sem pergunta-lo, então a Lou no inicio foi igual ao outros não se importando com o que ele gostava e depois do acidente ele não saia mas de casa e depois aos poucos foi convencendo ele, gente eu esperei horrores por um beijo ou por uma declaração e imaginar que no final de tudo ele escolheria ela ao invés de dar fim a própria vida. Eu não culpo Will, se colocando no lugar dele, como deveria ser te tido uma vida inteira antes? E em um belo dia toda sua vida mudar e perder tudo? viver com dores e em hospitais, viver em uma agonia não é viver, mas eu realmente faria como Lou não iria querer deixar, iria tentar fazer ele mudar de ideia porque ela o amava e não queria perde-lo mas Will disse que não queria ser egoísta que ela tinha que viver, deveria ser horrível ser ela, sentir o que ela sentiu perder alguém que você ama então ai a gente ver que o  dinheiro não é tudo na vida um dia podemos estar bem e no outro algo assim, do nada. 
O que me deixou mas triste em relação a ela  é que ela abriu mão de tudo por ele e a parte que ela trabalha pra ele não existia mas, e ela realmente pensou que ele iria mudar de ideia e lutou ate o ultimo momento e depois que ele disse que não mudaria ela sentiu o mundo desabar em cima dela, como se tudo que ela tinha apostado fosse que ele iria mudar de ideia e com isso ela ficou uns dias afastada dele por ele não ter mudado de decisão e quando finalmente chegou o dia e ele foi pra Dignitas e ele queria ver ela, eu juro que eu não acreditei eu pensei que ela iria pra Suíça e naquele mero e ultimo momento ele fosse desistir da ideia de querer colocar um final em sua própria vida e ela presenciar é o mas dolorido mas o que ela podia fazer, ficar em casa imaginando? não ter se despedido ? como ela viveria com esse remorso? mas a decisão era dele e ele enfim nos 6 meses colocou fim na sua própria vida, (chorei, chorei e chores horrores) mas ela tinha que seguir em frente, mas como deve ser a sensação de não ter mas o Will na vida dela? deve ser frustrante demais sentir que fracassou ou que não fez o suficiente, confesso que me senti estranha com esse final, uma vazio que a autora demonstra, e com a carta  que ele deixou enviou pra ela ler em Paris em lugar predileto dele e foi o que ela fez e mesmo ele deixando dinheiro pra ela fazer alguma coisa da vida seguir em frente ela queria ainda mas que ele ficasse presente na vida dela e demorei um pouco pra raciocinar não sei vocês mas eu sou muito vulnerável eu sinto como se tivesse de luto também uma sensação inexplicável.
Mas apesar do final ele ter morrido e não da maneira que eu quis mas é um livro que nos faz pensar e é uma pura realidade.



E preparem os lencinhos porque vai lançar o filme que gente eu quase pirei de felicidade e pelo o que eu vi no trailer vai ser fiel ao livro. 




A Atriz principal vai ser Emilia Clarke e Sam Clafin eu amo demais essa atriz e esse ator, estou super ansiosa pra o lançamento.
E me falem as opinões de vocês, o que acharam do livro? tiveram o mesmo raciocínio que eu? 
vamos conversar!!

Me senti aliviada expor meus sentimentos sobre o livro rs

Ah gente pra quem quiser esse livro em PDF só é deixar o Email de vocês nos comentários que eu envio.

um grande beijo!











Nenhum comentário: